
Por que regularizar seu imóvel?
Além de evitar futuros problemas, o ato proporciona inúmeras vantagens
Você sabia que um imóvel irregular, não registrado no Cartório de Registro de Imóveis da sua região, é considerado clandestino? Além disso, o imóvel corre o risco de ser fiscalizado a qualquer momento e sofrer algumas ações. Entre elas, o proprietário pode ser multado e o imóvel desvalorizado.
Confira a seguir o que você perde ao manter um imóvel irregular e também os ganhos que a regularização traz para a sua propriedade.
Desvantagens do imóvel irregular
Além da desvalorização já citada, outra situação que prejudica o proprietário é que um imóvel irregular não pode ser herdado em caso de falecimento do dono. Além disso, o proprietário fica impossibilitado de locar o bem para fins comerciais, vender com financiamento e a emitir alvará de funcionamento, este último em caso de imóveis comerciais.
Com isso, a regularização do imóvel é indispensável para corrigir determinadas irregularidades, evitar futuros problemas e o desgaste do proprietário com processos judiciais. É importante destacar ainda que a regularização do imóvel proporciona diversos benefícios. Somente por meio dela que o proprietário comprova sua posse e a torna irrevogável.
Vantagens de regularizar o imóvel
A partir do momento que o proprietário tem a posse do imóvel registrada e, consequentemente, pública perante terceiros, ele pode usufruir do bem. Isso significa construir, ampliar e reformar o imóvel, por exemplo.
Aliás, você sabia que para que o engenheiro civil ou arquiteto contratado por você possa entrar com o pedido de construção, ampliação ou reforma do seu imóvel é necessário que a documentação esteja em dia? Se o imóvel está em situação irregular e você executa qualquer um desses serviços, sua obra pode ser embargada e você pode ser multado.
Um imóvel regularizado ainda pode ser vendido com financiamento e essa é uma das maiores vantagens para seus proprietários, já que os bancos disponibilizam linhas de crédito específicas para compra e venda de bens imóveis.
Também é possível usar o imóvel como garantia. Essa modalidade normalmente oferece algumas vantagens, como maior limite de crédito e menores taxas e juros. Isso também é válido em financiamento bancário para a realização de reformas, por exemplo.
Por último e não menos importante está a valorização do imóvel. Para alguns, isso é fundamental e essa valorização acontece em virtude de todas as vantagens já citadas, evidentemente.
Para saber mais sobre a regularização de imóveis, acompanhe as publicações do nosso site!