Atendimento: Segunda à Sexta das 08h00 às 14h00
16.10 1

Central Eletrônica de Registro de Imóveis da Bahia

A Central Eletrônica de Registro de Imóveis do Estado da Bahia (CRI/BA) foi desenvolvida por meio do Provimento CGJ/CCI nº 07/201 visando atender à necessidade de adesão ao Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis – SREI. A iniciativa atende aos artigos 37 a 41 da Lei nº 11.977, de 7 de julho de 2009, e aos termos do Provimento 47/2015 do CNJ – Conselho Nacional de Justiça, em seu artigo 3º §3.

O objetivo do portal é unificar em uma plataforma de informações eletrônica dados sobre a titularidade de domínio e de outros direitos sobre imóveis, viabilizando sua rápida e segura localização, bem como a inscrição de atos judiciais constritivos, interligando as serventias de registro de imóveis por meio da central de serviços eletrônicos compartilhados.

Desta forma o cidadão pode solicitar certidões e registrar atos extrajudiciais de forma eletrônica, sem precisar se deslocar até o Cartório. Para se conectar à Central é necessário informar CPF ou CNPJ e dispor de certificado digital para concluir o cadastro com segurança.

O funcionamento se dá por meio de aplicativo desenvolvido e operado pela Central Eletrônica de Registro de Imóveis do Estado de Minas Gerais, disponível na internet, em endereço eletrônico seguro, operacionalizado por meio de Termo de Cooperação Técnica, pelo CORI/BA e pelo CORI/MG.

A CRI/BA entrou em funcionamento em janeiro de 2017, com 255 cartórios interligados. Desde então o processamento se divide entre os pedidos gratuitos (oriundos de órgãos públicos ou Poder Judiciário), o pré-pago (particular) e o pós-pago (conveniado).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *